Gestão realiza ações em prol da saúde do homem no “Novembro Azul”

Atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, em sala de espera, escolas públicas e em praça de eventos no itinerante da saúde sexual e reprodutiva em prol da saúde do homem.

A Secretaria Municipal de Saúde de Serra da Raiz participa da campanha “Novembro Azul”. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão realizar uma série de atividades, abordando temas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis-DCNT(hipertensão, diabetes, transtorno mental e neoplasias), alimentação saudável, Saúde Bucal, atividade física, vacinação, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e paternidade responsável.

As atividades incluem orientações sobre a importância da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens, além da apresentação dos serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde e ações educativas. Os homens de 45 a 60 anos, também poderão realizar, se necessário, o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.
Durante o Novembro Azul a Secretaria Municipal de Saúde também irá potencializar o serviço de acolhimento para o pré-natal do parceiro, que visa assistir também o homem, durante o período de gestação de suas parceiras.

Serão ofertados na ação itinerante de saúde diversos serviços, como verificação de pressão arterial; teste de glicemia; vacinação, verificação de Índice de Massa Corporal e circunferência da cintura, ações de saúde bucal, promoção de saúde, avaliação clínica com entrega dos exames realizados, além de orientações com profissionais como médico, enfermeiro, dentista, farmacêutico, nutricionista, educador físico, enfermeira, fisioterapeuta, psicóloga e agentes comunitários de saúde.

As agendas também contemplam ações prioritárias do Programa Saúde na Escola-PSE, Campanha Nacional contra o Sarampo, Plano de Saúde Sexual e Reprodutiva e Saúde do homem.

 

AGENDA NOVEMBRO 2019

COMPARTILHAR