Serra da Raíz participa de capacitação do SELO UNICEF

O município de Serra da Raíz faz parte dos 169 municípios da Paraíba que se reuniu com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, no último dia 14 em João Pessoal. O município encaminhou o articulador, mobilizador de jovens, o presidente do CMDCA e um adolescente.

O encontro com os representantes dos municípios paraibanos fez parte do segundo ciclo de capacitações do Selo Unicef Edição 2017-2020 e, nessa edição, o evento incluiu a apresentação da situação atual dos indicadores sociais dos participantes. Na Paraíba, a capacitação conta com a parceria da Casa Pequeno Davi e Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e terá a participação dos representantes da UNICEF no Brasil Esperanza Vives e Robert Gass.

O segundo ciclo de capacitação repassou orientações sobre quais indicadores sociais serão monitorados pelo UNICEF e como isso será feito, além de apresentar e disponibilizar um amplo acervo de material e ferramentas de apoio às ações do Selo. O evento visa ainda iniciar a organização do Primeiro Fórum Comunitário, espaço que garantirá que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes dos municípios inscritos para a conquista do selo. “Esse encontro apresenta os pontos de partida. Esperamos que os participantes conheçam e entendam as linhas de base e sintam-se preparados e motivados a implementar as atividades necessárias.

O Selo UNICEF é uma iniciativa que traz mudanças reais para o município, mas para isso é preciso um trabalho intersetorial e integrado de gestão com foco em resultados concretos. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o selo avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa”, destaca Jane Santos, especialista em programas do UNICEF.

Em João Pessoa o evento aconteceu no dia 14, das 8h às 16h, no Hotel Xênius.

COMPARTILHAR