Serra da Raíz receberá o projeto Contação em Movimento, parceria com a Funesc.

Despertar o gosto pela leitura por meio da dramatização. Esse é um dos objetivos do projeto “Contação em Movimento”, desenvolvido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que percorre cidades do interior da Paraíba com uma programação voltada para crianças e adolescentes. No próximo dia 16 de abril, a ação chega ao município de Serra […]

12/04/2019 9h52 Atualizado há 2 anos atrás

Despertar o gosto pela leitura por meio da dramatização. Esse é um dos objetivos do projeto “Contação em Movimento”, desenvolvido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que percorre cidades do interior da Paraíba com uma programação voltada para crianças e adolescentes. No próximo dia 16 de abril, a ação chega ao município de Serra da Raiz, com a participação da contadora de histórias e atriz Aline Alencar. A atividade gratuita será realizada na Creche Prof.ª Neuza Cavalcante da Costa em Serra da Raiz, às 9h.

O projeto “Contação em Movimento” leva às unidades paraibanas ligadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba (SEBP-PB) contadores de histórias. A cada mês, um município é contemplado com a ação, que tem como objetivo movimentar os espaços dedicados à leitura e à cultura, bem como desenvolvendo ações de extensão nas escolas.
Para desenvolver a ação, a Funesc conta com a parceria da prefeitura de Serra da Raiz, através da Secretaria de Cultura do Município. A proposta é despertar o interesse pelo hábito da leitura. A estreia este ano será em Serra da Raiz, no mês de abril, em alusão ao dia Nacional do Livro Infantil o que é o dia 18 de abril.

“A proposta é levar o encantado universo da contação de histórias para as bibliotecas públicas, com o objetivo de dinamizar esses espaços, às vezes pouco utilizado, e por meio dessa ação, aproximar a comunidade das bibliotecas públicas, tendo em vista que em muitos municípios é o único equipamento cultural disponível à população”, esclarece a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, Cybelle Macedo.
A importância do projeto está na vivência do público-alvo com a leitura de forma interativa, onde o participante não só ajuda a contar a história como passa a fazer parte dela a partir da dramatização do texto.