Feriado Municipal Lembra o Padre Luiz Gonzaga

Publicado em 22/05/2018 às 09:10

Nesta quarta-feira 23 de Maio é feriado municipal, todas as repartições publicas estarão fechadas e voltam normalmente na quinta-feira (24). O feriado lembra a morte do ilustre Serrano o Padre Luiz Gonzaga de Oliveira. Conheça um pouco da História do Pe. Luiz. LUIZ GONZAGA de Oliveira /Pe.) : Nasceu em 19 de maio de 1915, no Engenho Lameiro, município de Serra da Raiz, Estado da Paraíba; filho de Belarmino Augusto de Oliveira e D. Maria Emília de Oliveira. Alfabetizado em escolas particulares, completou o curso primário na escola pública de sua cidade natal. Aos doze anos, matriculou-se no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, onde fez o curso secundário, os preparatórios e os cursos de Filosofia e Teologia, recebendo as ordens sacras em 1938, pelo Arcebispo da Paraíba, D.Moisés Coelho, que o nomeou Vigário Cooperador da Catedral de Nossa Senhora das Neves, e professor de Português e de Latim do Seminário, iniciando, assim, a sua carreira docente. Lecionou no Colégio das Neves e no Abrigo de Menores Jesus de Nazaré; em 1952, foi nomeado pelo Governador José Américo de Almeida, para lecionar Literatura Latina e Latim na Faculdade de Filosofia da Paraíba: Lecionou, ainda, no Colégio Nossa senhora de Lourdes, Colégio Pio X e na Universidade Federal da Paraíba. No clero, também teve bastante atuação. Em 1945, foi designado pároco substituto da Catedral de Nossa senhora das Neves, substituindo o Monsenhor José Coutinho que se afastou, por motivo de saúde , em seguida, foi nomeado Capelão do Abrigo Jesus de Nazaré. Em 1963, com 25 anos de sacerdócio, foi indicado Cônego Honorário do Cabido Metropolitano da Paraíba, pelo Arcebispo D. Mário de Miranda Vilas Boas; foi, ainda, Capelão da Maternidade Cândida Vargas, considerada por ele, como “um campo vasto para o apostolado sacerdotal”. Dirigiu, por duas vezes, o jornal católico A Imprensa. Foi eleito para a sua Cadeira, na APL, no dia 04 de novembro de 1950, sendo empossado em 10 de maio de 1951, com recepção do acadêmico Higino Brito. São de sua autoria:Quadros daminha infância, 1958; Tragédia do major, 1962. Inéditos: Zé Fernandes(romance regional); Figuras e paisagens; (recordações); Padres do meu tempo;Bispos do meutempo; Memórias do internato; Diário secreto. Publicados nas Revistas da APL: Impressões de Canudos;O Pe. Emídio Fernandes e o seu tempo; Os holandeses em Cabedelo; Discurso de posse; Júlio César. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Arquivo da APL. Revista da APL, nº 08, João Pessoa, 1978.